quarta-feira, 6 de agosto de 2014

DIAGNÓSTICO DE MÉTODOS NA EDUCAÇÃO

Método é um termo muito utilizado em organizações empresariais, mas é extremamente importante também na educação e principalmente no processo de preparação de professores nos seus fazeres escolares dentro e fora da sala de aula.

É através do método de trabalho de cada profissional  é que conhecemos a forma como o seu trabalho é produzido, e principalmente de que maneira a organização do trabalho individual pode se ajustar ao trabalho coletivo.

É esse o nosso objetivo com o discurso aqui apresentado

Na escola, por exemplo, é comum olhar para o lado e perceber certa confusão com relação a movimentação de professores, seu trânsito (interno e externo), a desorganização  na ida as salas, na luta por enfrentar  horários mal elaborados, a falta de  material didático disponível, seja impresso, com objetos, ou eletrônico, a visível a  falta de um pacto com quem coordena e dirige toda a estrutura escolar, enfim, a organização maior  é deixada de lado por achar que todos  “já sabem se virar” (até de forma improvisada),na verdade o que falta é uma organização maior para os  recursos possíveis seja aproveitado  para se dar aula e  a excelência tão cobrada não se torne um desafio impossível,

Essa desorganização passa muitas vezes pelo desconhecimento do que cada profissional faz (e como faz), pela direção escolar, existem professores, por exemplo, que possuem livros replicados (um para cada aluno) para acompanhamento escolar e transitam com esses livros praticamente todos os períodos em que estão na unidade, existem os que escrevem todos os conteúdos na lousa e se utilizam apenas desse recurso, raramente se utilizam de jogos, filmes, ou brincadeiras pedagógicas, existem ainda os que praticamente dependem de buscas de conteúdos na internet para suprirem a falta de matérias  impressas (ou de livros replicados), dependem de data show, de computadores e salas adequadas para realizarem suas atividades, e por fim temos problemas com determinadas classes onde diferentes professores trabalham seus métodos sem se importar com o que aluno ( presenciando sentado no decorrer de seis aulas), muitas vezes indo a exaustão, não aguentando mais ficar tanto tempo ali  desinteressado, pela forma como as atividades são propostas,

Como resolver essas questões? Quais as possíveis formas de tornar a escola um ambiente mais organizado e transformar esse professor um melhor adaptador de seus métodos próprios com seus pares?

A resposta a essas questões devem ser feitas diretamente através de perguntas, através de um projeto onde diagnosticar cada professor, perguntar sobre seu  trânsito (interno e externo), sua melhor forma de trabalho, seus recursos materiais disponíveis, suas qualificações para participar de um horário melhor, e  principalmente  como cada profissional pode conhecer e se adequar a realidade sua e de seus companheiros e de toda grade escolar, fazendo um pacto para (e com) a escola objetivando uma harmonia para todos, com reflexo na educação dos alunos.



Planilha 1 -  DIAGNÓSTICO DE TRÂNSITO
É uma montagem de um questionário onde procura- se saber sobre todo o deslocamento externo do professor, praticamente seu dia a dia durante toda a semana: se mora próximo a escola, se mora longe, quantos Km viaja cada dia, quanto gasta para chegar e sair da escola até sua casa, trabalho, ou outra atividade, quais dias está disponível, quais os meios de transporte que usa, quanto tempo gasta, enfim é um raio x detalhado dos deslocamentos do professor fora da escola em cada dia da semana, tem como objetivo não só construir um horário melhor, mas adequar esse horário mais adequado a realidade para que o professor produza melhor dentro e também fora da escola.

Planilha 2 -  DIAGNÓSTICO DE RECURSOS / MÉTODOS
É conhecer o que cada professor utiliza como recurso pedagógico para suas aulas, deve ser feito  através de questionário com  porcentagem de cada resposta para cada item,( tabulação com uso de planilhas individuais) sirva de apoio para conhecimento de recursos e métodos para uso individual e ajuste coletivo, pergunta-se então se o professor utiliza-se “de” e com que frequência (nenhuma vez, poucas vezes, não muito, muito, todas as vezes):
a) sala convencional, sala com data show, sala de leitura, quadra, fora da sala (outros espaços),
b) armários internos ao local das aulas, armário fora do local das aulas, livros pedagógicos replicados, murais,
c)internet, data show, xerox, lousa e apagador,  materiais artísticos diversos, outros recursos,

Planilha 3 –  DIAGNÓSTICO DE HORÁRIO INTERNO
É conhecer quais são as turmas de cada professor, e de que forma esse professor pode transitar  dentro  da escola, trocar de sala, com seus pares (professores) também e  não atrapalhar seus pares, ou/e principalmente poder  manter na mesma sala os alunos de mesma série e ano(e de outra turma),  para conseguir aproveitar melhor seus métodos, para isso deve-se perguntar:
a) Qual é a disponibilidade de horário durante a semana, dia por dia, e se possível alguns horários para possíveis janelas,
b)  Preferência por aulas duplas ou simples, seguidas ou não para cada turma ,
c) Quais as turmas escolhidas
obs: todas as planilhas devem ser “cruzadas” com o objetivo de melhorar a qualidade das aulas de cada professor


PLANILHA 4 – PACTO ESCOLAR
As tabulações e estudos finais deve ter a assinatura da direção e do professor, logo após o estudo de todos onde se faça uma análise final desse projeto.

Por exemplo: nas áreas de Educação física, Arte e Inglês normalmente os recursos eletrônicos e de internet são mais utilizados, a troca de professores e materiais disponíveis deve  estar de acordo com essa situação, os horários devem dar opções  para os professores trocarem de sala entre si ou não trocarem  de sala,

Existem professores de Matemática, física, Português, entre outras áreas, que se utilizam de livros replicados, ou livros de apoio pedagógicos com maior disponibilidade, a lousa como recurso de escrita, seria o caso dessas salas também serem utilizadas pelos professores com esses objetivos, e uma possível montagem de horário com esse objetivo,

Existem salas com alunos defasados, que requerem um tratamento diferenciado  com relação a métodos, organização  e forma de avaliação , e necessário uma reflexão maior com uma aproximação entre os professores envolvidos,

Enfim, quem pode dar uma resposta concreta para trabalhar essa organização é sem dúvida o resultado dessa pesquisa, o cruzamento desses  três itens, e principalmente o bom senso de todos com o objetivo de ajudar a escola como um todo.

LUIZ RAMOS, professor de arte, pedagogo, comunicador, pós -  graduado em educação musical infantil e designer  institucional.


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